
Cresci em lar evangélico, em uma igreja tradicional e bastante rígida e infelizmente aprendi e entendi Deus de uma maneira bastante ruim.
Deus para mim era um Senhor superior, cheio de pompa, com barba e cabelos grisalhos, semblante fechado,voz de trovão, mau humorado e pronto para castigar qualquer infeliz que não obedecesse suas leis, ou o que diziam ser suas leis.
Cresci ouvindo muito sobre o pecado, perdiam bastante tempo nos ensinando sobre o pecado, ao invés de investirem esse tempo falando do amor de Deus por nós.
E foi assim que eu aprendi a ter medo de Deus.
A Bíblia na tradução mais tradicional,conhecida de todos, fala muito em TEMOR a Deus. Engraçado que esta palavra ao primeiro momento nos leva a pensar em temor no sentido de medo mesmo, era o que eu pensava.
Um dia estava dando aula na EBD para crianças de 9 anos, e li um verso da Bíblia que dizia sobre o temor que temos que ter a Deus,e não foi surpresa quando um menino perguntou porque devemos ter medo de Deus.
Verificando no dicionário 'MICHAELIS', eis a definição para "temor":
"1. Ato ou efeito de temer; medo, susto. 2. Sentimento de respeito ou reverência. 3. Pessoa ou coisa que causa medo. 4. Pontualidade. 5. Escrúpulo, zelo."
Não sei vocês, mas tenho certeza que o autor, ou melhor, os autores da bíblia estavam se referindo a "temor"com o significado do item 2 do dicionário.
Sentimento de respeito, reverência. Ah como muda o peso da palavra, como se torna mais agradável. Sim porque ter respeito a Deus, reverência ao Criador é muito melhor do que sentir medo de levar um raio no traseiro por termos dado alguma mancada.
Se cremos que Deus é nosso Pai, nosso perfeito Pai, se cremos que Ele nos criou, criou o mundo e o que nele há, que nos fez a sua imagem e semelhança e que nos amou de tal maneira a nos enviar seu filho para sofrer por nossos pecados e assim podermos ter acesso novamente a Ele (daí o termo religião, que significa religar), torna-se natural termos reverência e respeito a Ele.
Outro motivo de termos reverência e respeito é pelo amor de Deus e por sua misericórdia. Podemos ler na bíblia sobre a misericórdia do nosso Deus que são sem fim (lam 3:22) e que sua misericórdia se renova a cada manhã, além do exemplo do amor de Deus PAI, contado por Jesus na história do Filho Pródigo.
O Pai que tanto ama dá aos filhos libertade de seguirem seus caminhos e que ama tanto que recebe de braços abertos e com muita festa e alegria o filho arrependido.
Não consigo aceitar a idéia de Deus como aquela Avó que diz ao netinho "se não me der um beijo não te dou uma bala", não entendo Deus como um ser chantagista e narcisista, um Deus que diz "se não me obedecer, não vou te abençoar".
Somos abençoados diariamente no simples ato de respitar e de sermos livres para escolher, agora o que fazemos com nossas escolhas é um problema nosso e as consequencias virão.
Mas então o que é pecado e porque não devemos pecar?
Recorrendo ao mesmo dicionário, pecado é "1. Transgressão de qualquer preceito ou regra. 2. Culpa, defeito, falta, vício". Pecado então é transgredir regras, desviar do caminho.
Agora me dou à liberdade de incrementar o dicionário à minha maneira. Pecado, segundo o dicionário Evandrelis, é tudo aquilo que te faz afastar-se de Deus.
Quando pecamos automaticamente nos afastamos de Deus, nos distanciamos. Note que não é a mesma coisa do que dizer que quando pecamos Deus se afasta de nós.
Deus nunca se afasta de nós, Deus é o Pai carinhoso esperando no portão pelo filho pródigo. Nós é que nos afastamos Dele,e não o contrário.
Ele nos mostra o melhor caminho a seguir, nos ensina a trilhar o caminho Dele que é perfeito, não é um caminho fácil, mas Ele nos ajuda na caminhada. Quando pecamos assumimos que não precisamos da ajuda Dele, que podemos trilhar nossos próprios caminhos, que somos independentes e colhemos o fruto desta escolha.
Lembro da história contada pela minha mãe, de um dia que ela estava cozinhando e o forno esta quente. Meu irmão, com 3 ou 4 anos, corria na cozinha e minha mãe dizia "cuidado, o forno está quente, você vai se queimar, fique longe", mas ele não obedeceu, desviou do caminho, chegou perto de mais do forno e se queimou.
Assim somos nós, ouvimos os ensinamentos do Pai, mas teimamos em trilhar nossos próprios caminhos e por isso nos queimamos.
Quando pecamos junto de Adão e Eva ao desviar do que Deus propôs inicialmente, e que era perfeito, declaramos nosso desejo de sermos independentes, resolvemos que podemos andar a nossoas próprias custas e nos afastamos do Deus Pai.
Nos queimamos e nos machucamos não porque Deus nos castiga, como ensinam muitos, mas por resultado das nossas próprias escolhas.
PAZ!
Evandro Melo