quarta-feira, 23 de novembro de 2011

a filosofia humanista

Carl Rogers e a filosofia humanista (não confunda com humanismo secular) me encantam. E abaixo, explico (eu não, a Wikipedia) o motivo desse encantamento.

"Há três condições básicas e simultâneas defendidas por Rogers como facilitadoras,no relacionamento entre psicoterapeuta e cliente, para que ocorra a atualização desse núcleo essencialmente positivo existente em cada um de nós. São elas: a consideração positiva incondicional; a empatia e a congruência.
Em linhas gerais, ter consideração positiva incondicional é receber a aceitar a pessoa como ela é e expressar uma consideração positiva por ela, simplesmente por que ela existe, não sendo necessário que faça ou seja isto ou aquilo,portanto,aceitá-la incondicionalmente; a empatia, por sua vez, consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro, ver o mundo através dos olhos dele e procurar sentir como ele sente;e a congruência, a coerência interna do próprio terapeuta.

Outro ponto a considerar é que após longos estudos, Rogers chegou à conclusão de que as três condições são eficazes como instrumento de aperfeiçoamento da condição humana em qualquer tipo de relacionamento, tais como: na educação entre professor e aluno, no trabalho, na família,nas relações interpessoais em geral.

Para Rogers todos os homens são bons na sua essência, e que todo o aprendizado deveria ser organizado no sentido do indivíduo para o meio, e não o contrário. Neste sentido, ele nos diz:

'A Questão é saber se podemos permitir que o conhecimento se organize no e pelo indivíduo, em vez de ser organizado para o indivíduo.' — Carl Rogers".

E sendo Cristão, encontro diretamente a filosofia ensinada por Jesus neste tripé de Rogers.
Aceitação incondicional e empatia, Jesus chamava de "amar ao próximo como a si mesmo", e congruência, ensinava a perseverança, fé e a não aceitação dos padrões mundanos. "Não vos acomodeis a este mundo".

E até que me provem o contrário, sou humanista. Acredito nas pessoas, tento aceitá-las e sentir suas dores (estou longe de conseguir) e mantenho-me firme em meus princípios, na minha fé.

Evandro L! Melo
@evandrolmelo

Nenhum comentário: