quarta-feira, 27 de junho de 2007

O certo e o fácil

Recentemente ouvi uma frase, vindo de um filme secular Hollywoodiano, que achei muito pertinente ao cenário atual em que nós como povo cristão e igreja estamos vivendo.

A frase dizia assim: “haverá dias em que teremos que escolher entre o que é certo e o que é fácil”. Ou seja, o certo não é fácil, e Jesus já nos disse isto. (João 16:33)

Isso me fez pensar. Estamos vivendo o que é certo ou o que é fácil?

Qual está sendo o nosso papel como missionários? Estamos fazendo uma obra fácil ou uma obra certa?

Quanto tempo dedicamos a fazer a vontade de nosso Pai? Quais estão sendo nossas prioridades?

Vivemos com o pensamento de trabalhar para ter uma vida agradável e estável, estudar para se garantir no mercado de trabalho, e consequentemente ter uma vida agradável e estável, e esse ciclo não tem fim nem limites.

Não que a busca por uma boa vida seja errado, não é, mas a inversão de valores, a mudança de prioridades que damos, isso é.

Crescemos ouvindo e repetindo que nosso lugar não é aqui, que somos estrangeiros, nosso lugar é o céu, ora então porque nos preocupamos tanto em buscar uma vida agradável e estável deixando de lado nossa verdadeira missão?

Consegue enxergar este paradoxo? Pregamos uma verdade que não vivemos. Uma filosofia de vida que não seguimos.

Quando aquele jovem se aproximou de Jesus e perguntou-Lhe “Mestre o que devo fazer para ser salvo?”, Jesus respondeu, venda tudo o que tem, dê todos os seus bens materiais aos pobres, largue de tudo o que te liga a essa Terra e siga-me, qual não foi a surpresa do Mestre, o rapaz saiu triste, pois não podia se livrar e tudo isso, simplesmente não podia. (Mt 19:16-30)

Esta passagem nos mostra exatamente isso que vivemos, quantos de nós estamos dispostos a largar tudo por Cristo, ou priorizar Sua obra?

E quantos de nós aceitamos o que estamos vendo no meio evangélico, quantos de nós não estamos engolindo diariamente esta deturpação da palavra Divina? Dizemos sempre “ah mas o que posso fazer?” ou “o que eu disser não vai mudar nada” e continuamos aceitando tudo o que nos é pregado, ensinado sem ter olhar crítico, sem bom senso.

A palavra de Deus diz: “buscar o Senhor teu Deus de todo o seu coração e toda tua força e todo seu conhecimento” (Lucas 10:27) isto significa buscar a Deus com paixão, com inteligência e de forma incansável.

Deus nos fez seres pensantes, então vamos usar nossa capacidade de pensar para refletir, sem rebeldia, o que estamos aprendendo ao longo do tempo.

Vamos nos questionar diariamente, vamos estudar, pesquisar, ter opiniões.

O que temos feito com nossa liberdade?

Nenhum comentário: