quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

A fé.

Há algum tempo, eu venho pensando sobre a fé.
A fé que é pregada nas igrejas, a fé que os crentes dizem ter, a fé que tenho.
Canso e me perturbo quando ouço crentes, dizendo a si mesmos e a outros coisas do tipo: "-Vai dar tudo certo." , "-A vitória é sua", "-Esse emprego/cura/benção material/ já é seu" e por aí vai.
E comecei a entender que fé não é prever o futuro, ou moldá-lo à nossa vontade, mas sim aceitar o presente.
Aceitar e confiar em Deus. Confiar que Sua vontade é a melhor para nós.

Hoje passeando no site do Pr Ricardo Gondim, encontrei o texto As cosmovisões bíblicas , o qual trago um trecho, que fala sobre isso que eu pensava.

Vale a pena ler não só o trecho abaixo, mas também a texto todo. Para isso, clique AQUI.

PAZ!

Evandro
__________________________________________

... "A vida é uma aventura em que todos são chamados a encarar sem seguranças. Tudo pode acontecer a qualquer um, seja ele um crente devoto ou um agnóstico despreocupado. Cristo preferiu este modelo aos outros. Ele advertiu repetidas vezes que seus discípulos enfrentariam tribulações, seriam como ovelhas no meio de lobos e correriam o risco de morrerem prematuramente (como no caso de Estevão e Tiago).

Em um mundo contingente, onde acidentes e perseguições são plausíveis, é preciso redefinir o que se entende por fé. Fé deixa de significar que é possível agir preventivamente, antecipando-se aos problemas e doenças; deixa de ser uma força dirigida a Deus com poder de induzi-lo a fazer o que estaria indisposto; não visa consertar os mal-feitos que provocaram as doenças.

Na cosmovisão contingencial do Eclesiastes, fé passa a ser uma coragem de acreditar que os valores, princípios e verdades do Evangelho são suficientes para que se enfrente qualquer intempérie que a vida possa trazer.

Jesus afirmou que aqueles que ouvem a sua Palavra e a cumprem, são semelhantes ao homem que edificou sua casa sobre uma rocha e quando sopraram as ventanias nas tempestades, a casa permaneceu. Vale ressaltar que ele não sugeriu que os ventos seriam desviados e as tempestades, abrandadas.

Fé não prioriza modificar as condições da vida, mas os corações. Assim, as pessoas movidas pelo poder do Espírito, inspiradas pela contundência da verdade de Jesus e vivificadas pelo amor de Deus, tornam-se artesãs da história."

Soli Deo Gloria.

Pr. Ricardo Gondim

Nenhum comentário: