sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Política x Igreja

O que me pareceu apenas um email, enviado isoladamente por uma pessoa preocupada, tornou-se uma onda e não parece perder a força, ao contrário, vejo que está em ascensão.
Uma pregação, dentro de um espaço público religioso (templo, igreja, chame como quiser) de um conhecido pastor alertando e pedindo para que os cristãos não votem na Dilma ou em qualquer candidato do PT,  vai parar no youtube e cria toda essa onda.

Eu que a princípio, pensei que fosse algo isolado e por isso respondi unicamente à pessoa que me enviou o email, porém hoje gostaria de tornar meu ponto de vista público, a todos a quem interessar possa. E é claro, deixar aberto para que discordem, opinem. Como deveria ter sido desde o começo da onda. Um fórum, não um sermão!

Para início de tudo, eu NÃO votarei na Dilma e nem em ninguém do PT, por não ver nenhum candidato como uma opção razoável. Mas creio sim que exista gente decente no PT e na política no geral.

Estou contra esse movimento e baseio meus argumentos em:

1. O movimento diz que o PT é favorável à união homossexual e ao aborto. São?! Todos?! O PT como partido recomenda que votem a favor destas causas? Pode ser que sim,mas todos obedecerão?
Mas esse nem é meu ponto. A questão é, e o PSDB e demais partidos? São contrários? Alguém pesquisou isso à fundo? Ou estão sendo anti-partidários apenas? Pedem que não votem no PT, mas e o resto? "Podemos" votar sem preocupação?

2. Colocam o homossexualismo e aborto como principais problemas, mas e a pobreza, a má educação, a corrupção, a péssima saúde pública, etc? Esses problemas são menores?
E o PSDB que governa para a elite (é o que dizem) e despreza a base pobre? Seria esse pecado menor e por isso perdoável? Porque nos preocupamos tanto com questões sexuais e esquecemos do pobre?

3. Chamam Dilma de Satanista. É mesmo? Como sabem?
Acho muito leviano chamar alguém de satanista por chamar. E outra, e FHC, maior ícone do PSDB, que é ateu confesso? E então? E os tantos políticos 'cristãos' corruptos? E então?

4. Sabiam que Marina Silva (que tem meu voto), que é evangélica, defende a união civil entre homossexuais?! Pois é, já a ouvi dizendo isso, sendo bastante clara em seus argumentos. Estado não é Igreja e por isso não esta baseado em sua ética e moral. Mas creio sim que o estado deva se preocupar com os princípios básicos de moral e ética, defendendo o bem geral.

5. Para finalizar, sabiam que fazer qualquer tipo de campanha eleitoral, seja a favor ou contra alguém, dentro de locais públicos destinados a práticas religiosas é CRIME? Pois é, e esses que estão usando do púbito para falar aos fiéis não votar na Dilma estão cometendo CRIME. Isso pode? (veja aqui)

Resumindo, acho que a igreja deva sim se preocupar e se envolver nas políticas públicas, mas que o faça de maneira adequada. Saindo às ruas, protestando, sendo ética, fazendo a diferença, indo na contramão. Não fazendo corrente anti PT.
Porque Gandhi conseguiu acabar com a opressão Britânica em seu país, protestando quase que sozinho, sem violência alguma, apenas se colocando contra, fazendo greve de fome, sendo ético e nós a igreja tão poderosa, dona da verdade não podemos fazer igual ou melhor?

Por favor, minha opinião não é conclusiva e tampouco absoluta. Recebo com alegria opiniões contrárias e sou a favor de fóruns de discussão.

Evandro L! Melo

13 comentários:

Léo disse...

Sabe Ev, acho que as pessoas não estão usando a razão e sim a emoção e os interesses pessoais nesta campanha política, isso é um dos motivos declarados que eu não voto e NUNCA mais irei votar em nenhum político, dizem que isso é anti democracia, etc.........mas quem disse que a gente vive na democracia? É democrático os Traficantes colocarem um toque de recolher em uma favela????????? Eu consegui as coisas em minha vida com a ajuda de Deus e meu esforço, que foi e é muito.
Emfim, concordo com o que você falou mas tudo isso que esta sendo falado e usado é por interesse, o sistema político é corrupto e maligno e eu não acredito em nenhum sistema humano que não tenha a vontade e a mão de Deus.
Um abraço e parabéns pelo blog meu irmão.

Nuno disse...

Único ponto de discordância que tenho a propor é que, diante do fato histórico que vemos em nossa frente, para nós evangélicos, é a apresentação da criminalisação do exercício de nosso ministério cristão, pois é algo que interfere diretamente na ação de qualquer evangélico que se dispõe a discipular alguém.

Não se pode discipular um homossexual sem que, em algum dia, diga que o homosexualismo é pecado e leva ao inferno (e, se esta exortação se tornar crime - não apenas algo desaconselhado, não apenas algo mal-visto pela sociedade, mas um crime) o ministério de muitos pastores ou será arruinado (caso decidam não enfrentar as leis por amor de Cristo) ou dificultado. Está é uma questão importante que vai diretamente contra nossa fé (é papel de todo o crente fazer discípulos - atos 1.8).

Eu defendo o discurso do Pr. Paschoal Piragime Jr porque o ponto central não é político, o ponto central da mensagem é o 'acordar' que a igreja precisa para cumprir seu papel na sociedade, voltar a ter consciência e representatividade para que, assim, a condenação não venha, da parte de Deus - como já aconteceu a tantas nações no Antigo Testamento - sobre a nossa nação. O fato do discurso ser despertado por um histórico momento legislativo em nosso país é que trás a polêmica.

Quanto a legalização da iniquidade, é algo que cedo ou tarde acontecerá e possibilitará que a iniquidade seja algo pouco a pouco maior em nosso país, mas isto também acontecerá mais cedo ou mais tarde. Só espero que este tempo seja o mais próximo possível do que costumamos chamar de apocalipse.

--------

Quanto ao PT é muito nítido ver que o preço pago pelos trabalhadores para governar o país foi pago com sua ideologia, que, após vendida não pode ser reconquistada. Quem não concordou não teve argumento, saiu do partido. Como a Marina Silva...

Nuno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ev disse...

Nuno,

Opa, legal que tenha lido e respondido cara, gosto disso.

Meu ponto é biblico tbm, este mundo nao jaz no maligno? O principe do mundo nao é o diabo? Entao pq temos esperança de que este mundo seja justo, e tenha a justiça de Deus? Nao é essa a promessa de Jesus.

Outra coisa, nao é num mundo de luz que iremos ser luz e pregar o evangelho, é no mundo de trevas. Entao, nao espero que o estado faça nada para transformar o mundo em luz, apensar de que isso seria bom, eu nao tenho fé no estado e nos homens.

Quanto a Marina, sim gosto dela, a acho ética e votarei nela, mas como eu escrevi, eu vi o discurso dela, ela é a favor da uniao civil dos homossexuais.

E concordando ou não c o discurso do Peregine, igreja nao é lugar disso, é CRIME.

abraçao!!

Ev.

ev disse...

Leo, perfeito sua conclusao. O sistema é maligno, o mundo jaz no maligno e não há porque confiar em homens.
O que nao nos impede de sermos luz nesse mundo de trevas.

Abraçao

Unknown disse...

Concordo com o que o Nuno disse sobre a relação política x igreja. Matou a pau!

Léo, você está certo quando diz que o mundo é injusto e maligno, mas eu acho que nós temos e, principalmente, podemos contribuir para que ele não piore.

Além de termos uma missão, que todos aqui sabem, nós precisamos participar de momentos importantes como esse, da eleição. Graças a Deus, hoje você tem o direito de escolher em quem você vota. Pense que há pouco tempo isso não era possível.

Não quero entrar no mérito de que ainda há muita coisa errada ou que nada mudou efetivamente. O que quero dizer é que a omissão em nada ajuda. Há excessões em todas as áreas e há pessoas usadas por Deus em todas elas. Desculpem-me se estou sendo ingênuo, mas acredito nisso.

Nuno disse...

omissão em nada ajuda

O Cristão Omisso pediu para avisar que ficou profundamente triste com esta oração do João Guilherme.

ev disse...

Concordo com todos qdo dizem que temos que ser a diferença, olhem no final do post, essa foi minha proposta. Só nao concordo em fazer isso no púbito da igreja e de forma abertamente parcial. Acho que deve ser fora do púbito da igreja, pq é crime, e acho q deve ser em formato de forum, como este. Ideias precisam ser debatidas.

O que sou contra é falar mal de um partido, e esquecer do restante. O PT é ruim, é, concordo, mas e o PSDB, PTB, PR, DEM, PDC...

o forum tá animal, valeu!!!

Ev.

ev disse...

Outro ponto, Jesus não se metia na política, aliás se metia, mas subversivamente. Assim devemos ser.

Corintos era a cidade do pecado, td de podre acntecia ali, e Paulo com mais cristaos implantaram a igreja e transformaram o local, nao se preocuparam c a politica, ams transformaram.

Ev.

Nuno disse...

Não podemos ignorar o fato de que as relações políticas naquela época era diferentes por conta de um regime não democrático. Mas, vejamos os exemplos dos apóstolos com a política. Todos foram afetados e, salvo João, morreram por motivos políticos.

Quantas cartas Paulo escreveu de uma prisão romana - e quantas vezes não foi liberto por conta de sua cidadania romana. E João, que foi àquela ilha escrever apocalipse como um preso político. E Jesus, que foi levado a julgamento pelas autoridades, absolvido pelo governo mas condenado por voto popular - que politicagem.

Comparando as diferenças entre política e igreja naquela época vemos apenas a mudança d um império monarca e um regime democrático (podemos ver o mesmo se olhar para o regime militar, de algumas décadas atrás) mas é fato que desde o início dos anos d.C. a igreja enfrenta, não evita, problemas políticos por cumprir sua fé.

quanto a campanhas políticas no pulpito - cof, cof, dilmapregandoemumaassembleiadedeusdobelem, cof, cof - em qualquer um dos casos é algo muito ruim.

N

ev disse...

Nuno, perfeito, acho que nos entendemos... Nao digo que temos q ignorar a politica, de jeito nenhum, minha proposta é de enfrentamento sim, e assim como fizeram nossos pais da fé, enfrentar e pagar o preço.

Agora nao espero que a politica mude para eu ser luz, ao contrario, somos luz para as trevas, assim como foi todos esses que citou. E pagaram o preço.

E concordamos que o púbito não é lugar pra isso, certo?!

Nuno disse...

Passou o tempo e esqueci de dar o ultimo pitaco...

Concordo que púlpito não é local para política e, a pior coisa é ter um político sobre um púlpito. É motivo para fugir, gritar, queimar coisas ou, simplesmente se retirar do recinto.

Sempre me lembro do meu avô, Pr. José Bernardo que sempre ensinava a igreja que, mesmo com ordens dos pastores presidentes não permitia políticos subirem ao púlpito, nem que ficassem assentados. Também não permitia a distribuição de santinhos nas dependências do templo (o que seria apoiar a idolatria, não?). E tenho sempre essa opinião para comigo.

Mas voto que o púlpito é um lugar para se ensinar, seja qual assunto for. Seja quanto ao sexo, homosexualismo, reciclagem, pagamento de impostos, ou até - raios - política. Pois se há necessidade da igreja aprender algo, o púlpito é um bom lugar para o aprendizado.