segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Quem é o palhaço?



Confesso que flertei com a insana vontade de votar no Tiririca. Não como um voto pensando em algo construtivo, em alguém que me representaria e lutaria por causas justas e nobres, mas simplesmente como um voto de protesto.
É tanta porcaria, tanto lixo em cima de lixo que por um instante de puro devaneio perdi as esperanças, que morrem por último, e me convenci que votar num palhaço seria uma boa escolha.
Se for pra fazer comédia que pelo menos seja por um profissional, pensei.

Passei a seguir @Tiririca2222 no twitter, assistia suas propagandas eleitorais, relembrava seus quadros de comédia e ria. De fato tiririca como palhaço é bastante talentoso.
Eis que numa manhã de domingo, enquanto esperava minha esposa, entrei no twitter e lá estava o twitt que me desapontara e fizera mudar meu voto instantaneamente.

O micro texto do candidato @Tiririca2222 trazia em 140 caracteres a informação de que ele gostaria de deixar bem claro que quem iria nos representar no congresso não era o (personagem) Tiririca, mas sim Francisco Everardo Oliveira Silva, o dono do personagem.

Decepção.

Não era Francisco Everardo Oliveira Silva, que eu estava vendo na TV fazendo deboche da política nacional, não era Francisco Everardo Oliveira Silva que eu via ridicularizando quem se leva a sério nesse meio, era o Tiririca.
Não achei justo um personagem ganhar votos para seu criador, um avatar popular vencendo em nome de seu corpo real.
Meu voto seria de protesto e Francisco Everardo Oliveira Silva não irá me ajudar nesse protesto. Parei.

Desde então acordei desse coma induzido pela idiotice e passei a procurar melhor por um candidato, e acho que encontrei, mas não falarei aqui, isso não é um post propaganda eleitoral.

Eis que esta semana recebi meu exemplar de setembro da revista Piauí, revista que tanto aprecio e por isso decidi assinar, e logo na 1a matéria, me deparo com o título "Palhaço municipal".
A matéria fala sobre Jón Gnarr, personagem humorístico de um cidadão da Islândia que decidiu se lançar candidato a deputado para garantir um salário fixo para cuidar de seus assuntos. O negócio deu tão certo que ele logo desistiu deste cargo e se lançou candidato a prefeito da capital Islandesa, o 2o maior posto político do país, atrás apenas do primeiro ministro.

Sua candidatura se tornara um sucesso na internet e ganhara popularidade no país. Os cidadãos islandeses, cansados de tanta sujeira e de políticos sérios terem levado o país à falência, começaram a se identificar com o palhaço.

Diziam que "piadista por piadista, melhor um profissional" e vejam vocês, um palhaço se lançara candidato e vencera as eleições.

Mas as 'coincidências' não param por aí. Sabem o que Jón Gnarr dizia em suas aparições?!
"Quero arranjar um trabalho bem pago pra poder ajudar meus amigos e parentes"
Lembram da frase de Tiririca2222?
"Quero ser eleito para ajudar os necessitados, inclusive minha família."

Jón Gnarr prometeu muito pouco, aliás esse era seu lema, os eleitores não iriam se decepcionar com seu partido pois não prometiam nada e não tinham a intenção de cumprir nada, mas uma das promessas foi de adquirir um urso polar para o Zôo da cidade.

E fechava seu discurso com o grito: "Pior não fica".
Isso te lembra algo?
"Vote Tiririca, pior que tá, não fica".

E pasmem, o governo da capital da Islândia vai bem!

Porque então não votar em Tiririca?! Porque eu já disse, votando em Tiririca2222 você não estará votando em Tiririca, mas sim em Francisco Everardo Oliveira Silva, ao contrário de Jón Gnarr que manteve seu personagem e continua sendo irreverente.
E mais ainda porque Tiririca2222 não foi criado, não é um fenômeno novo, é uma cópia, uma xerox de um caso de sucesso.

Mas ninguém sabia disso, ninguém disse isso. Talvez assim consigam se passar por criativos e corajosos.

Portanto, eu queria um Palhaço profissional no congresso, um qualquer já existem mais de 300 com anel de doutor.

Evandro L! Melo
  

Um comentário:

Roni Piuchi disse...

Me caro amigo!

Cada vez mais percebo semelhanças entre nós... há poucos dias eu disse para minha esposa que votaria no Tiririca, como forma de protesto... KKKKK

Acho que estamos envelhecendo e perdendo a sanidade... ou não...