quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O show da fé

Sou cristão desde pequeno.Nasci, cresci e vivi em lar evangélico. 
Frequentei religiosamente os cultos dominicais.Cursei a EBD* e não perdia as EBFs*.
Nunca li a Bíblia toda, mas conheço bastante passagens, embora seja um livro que sempre há algo a mais a conhecer.

Até início da minha juventude aceitei como verdades absolutas e indiscutíveis os sermões dos líderes da igreja.
Depois descobri que eu podia "pensar", que eu podia refletir e até mesmo discordar.

Nesse caminho de pensador, alguns pontos tomam mais tempo e espaço em minha mente. 
Um desses assuntos que ficam indo e vindo em minha mente, me provocando a pensar e repensar, é a FÉ.

Já me fiz diversar perguntas sobre o que é Fé, e ainda não cheguei a uma resposta única e convincente.

Afinal o que é fé? É crer que Deus fará tudo o que queremos? É crer que Deus nos livrará de todo mal?
É crer que seremos abonados aqui na Terra? O que é fé?

Já cheguei a pensar em fé, e esta hoje é a idéia mais próxima que consegui arrumar, é que fé não é crer num futuro próspero, mas sim aceitar o presente que Deus nos dá. Não é acreditar que Deus faça o  que você pede, mas agradecer e aceitar o que Deus te dá.

Vejo muito hoje em dia, nesse evangelho espetacular que estamos vivendo, com programas de TV intitulados "O show da fé", estádios lotados para ver cristãos se apresentando e vendendo a marca de sua igreja e de seu trabalho, "pastores" que ensinam como obter as bençãos de Deus, como O chantagear e O forçar a fazer o que você precisa; Bíblias com ênfase na prosperidade financeira, e por aí vai.

Quando vejo tais programas e tais pregações, fico pensando no alcance que isso tem e como as pessoas menos instruídas e mais suscetíveis a essas lorotas recebem esse tipo de mensagem.

Imgine o quão decepcionante deve ser para a mulher que mora na favela ver na TV o pastor dizendo que Deus vai fazer o que você pedir, e depois de desligar a TV ter que conviver com o filho drogado, o marido alcoólatra e violento, ou ainda mães com filhos com doenças incuráveis.

Fico pensando nessas pessoas que não conseguem distinguir entre farsantes e pessoas idôneas, o quão decepcionante é crer em um Deus vendido nas TVs como o gênio da lâmpada pronto para atender seus pedidos, quando a verdade é diferente disso.

E quando ousam perguntar "porque?" ouvem desses farsantes que "não teve fé", "não acreditou", "não confiou" direito.

Gostaria muito de chegar ao fim deste texto, com uma conclusão brilhante, ou mesmo uma conclusão. 
Infelizmente não a tenho, o que tenho são idéias, perguntas, dúvidas, e disposição para procurar em Deus essas respostas.

Não sei dizer exatamente o que Deus é mas posso afirmar o que não é.

Evandro.

*EBD = Escola Bíblica Dominical
*EBF = Escola Bíblica de Férias



Nenhum comentário: