segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Os paradoxos do Natal




Neste final de semana, larguei a capa que vestia de insegurança, receio e medo e me enchi de coragem para colocar em prática um dos planos que listei na virada do ano de 2007 para 2008.

Na lista de 10 itens, que incluia ler ao menos 10 livros (li uns 5) entre outras coisas, incluía também, sair do teórico e partir mais para prática no que se refere a ser Cristão.

Há aproximadamente dois anos venho, junto da minha esposa, visitando o Lar Pequeno Leão, que acolhe crianças que por algum motivo foram retiradas da guarda de seus pais.
Visitamos toda a semana durante um bom tempo essas crianças, e sempre dizíamos um ao outro para "adotar" uma delas para passar um final de semana com a gente.

Pois bem, esse era um dos itens da minha lista de afazeres para 2008, e somente agora no final do ano que colocamos isso em prática, trouxemos um menino de 8 anos para passar o final de semana em nossa casa.

Foi um momento muito especial onde pudemos dar um pouco de amor, carinho e companhia a esta criança. Momento que pensei que iria abençoar mas saí muito mais abençoado.

Poderia escrever diversos textos sobre este momento, muitos foram os acontecimentos que me dispertaram a atenção e me fizeram refletir minha vida, mas o que ficou em minha mente desde o final de semana, foi o nosso "Natal".

Isso porque fomos visitar os enfeites de Natal tão lindos que vemos pela cidade, e neste passeio encontrei pelo menos dois paradoxos.

O primeiro é porque o "nosso" natal, e falando do natal comercial, com 'ene' minúsculo mesmo, não é nosso.

Não é um natal brasileiro mas sim Europeu/Americano, pois vivemos em um país de clima tropical, o natal ocorre no verão, e todo enfeite de natal que temos no país traz bonecos de neve, papai noel com roupas de frio, bonecos com roupas de frio, e neve por toda parte. Esse natal não é nosso, é deles.

Outro paradoxo, este sim mais grave, foi mostrar um natal rico a uma criança pobre. E esse natal me fez pensar no Natal de verdade.

O Natal simboliza e celebra o nascimento de Jesus. Todos sabemos que Jesus nasceu pobre, sua família era pobre e seu nascimento foi numa manjedoura, local onde animais se alimentam.
O rei dos reis nasceu em uma estrebaria, nasceu pobre.

Jesus recebeu presentes dos 3 magos, que não eram reis, eram apenas magos, daí talvez a tradição dos "presentes" no natal que reina absoluto nos dias de hoje.

O que me espanta nisto tudo não é o fato de levarmos tão a sério o natal comercial e a tradição dos presentes, mas sim o desprezo como tratamos o Natal - Nascimento de Jesus.

Jesus não veio ao mundo a passeio, veio fazer a diferença, veio ser a diferença, veio mudar o mundo.

Nós que nos julgamos cristãos e discípulos de Cristo somos instigados por Ele a sermos sal e luz, a sermos a diferença que o mudo precisa, a sermos radicais e não nos conformarmos com o mundo.

Qual a diferença que nós cristãos, que nós igreja de Cristo temos feito?

Comemoramos nosso natal felizes em casa, comendo boas comidas, tomando bons vinhos, trocando presentes e esquecendo que lá fora existem pessoas passando necessidades, pessoas com frio, fome e carentes de amor.

Esquecemos que para sermos Cristãos temos que ter o comportamento de Cristo.
Jesus Cristo nasceu pobre e viveu para os pobres. Conhecia os ricos, mas preferia a companhia dos pobres, amava estar próximo a eles.

E nós, igreja de Cristo, não temos acolhido os companheiros de Jesus.

Não quero romper com a tradição, com as festas etc, mas quero pensar melhor no meu comportamento.

Os 3 magos deram o melhor presente de que dispunham para Jesus.

Qual o nosso melhor presente para Ele?

Pensemos nisto.

PAZ!

Evandro.

2 comentários:

Diego Venancio disse...

Como é que conseguimos conviver com isso e às vezes nos emocionar com essa farça? O natal é algo sem sentido, se não pensar em nascimento de Cristo. Jesus nasceu num curral, emprestado... curral emprestado...rs
Gostei do texto. Abração.

Fernando - Cristo na Web disse...

Olha Evandro, eu me emocionei ao ler esse texto, domingo passado preguei em Guaxupé sobre o verdadeiro sentido do Natal, e hoje vou fazer a mesma pregação aqui em Guaranésia, tudo a ver com o que penso sobre o Natal.
Quando puder acessa www.cristonaweb.com.br e veja no menu textos a pregação.
Que Deus continue abençoando muito você e sua linda esposa e que essa visão que vocês tem possa contagiar muita gente.
Isso é mais que uma visão, é um ministério.
Te amo em Cristo..
Fernando (tio, mas pode chamar de primo)