sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Televisão. Para que serve isso?

Para que serve a televisão? Já parou para pensar nisto?

A televisão é um meio de comunicação, entao serve para comunicar.
Mas comunicar o que?

Certo dia, me preparando para ir trabalhar liguei a televisão para assistir o noticiário da manhã, o que não é rotina, pois dificilmente acordo com tempo de me dar a esse luxo.
Como não dispunha de muito tempo assisti o noticiário por menos de 10 minutos. O que me alarmou foi que nesses poucos minutos eu pude ver 3 matérias e todas elas de tragédias.

Crianças que ficaram soterradas por uma casa que desabou, mulher que foi encontrada morta em uma favela do Rio etc.

Então me pergunto, isto é comunicação? É para isto que serve a Televisão ?

Recebemos eese monte de notícia logo no início do dia, e em qualquer noticiário encontramos a mesma coisa.
Não quero parecer duro e incensível, mas eu o que eu penso quando eu vejo esse tipo de notícia, é "e daí".

Não me convenço de que a televisão mostre esse tipo de matéria para ajudar a população de alguma maneira, para ajudar os cidadãos a formarem senso crítico ou a mudarem suas atitudes, pelo contrário, vejo a televisão entregando drogas a viciados.

O cidadão esta viciado em caos, tudo é caos, e a televisão explora essa fraqueza do ser humano de gostar de desgraça e vende cada dia mais CAOS. Compramos as drogas que nós mesmos produzimos, o caos.

George Orwell já mostrou isso em 1949, em seu livro "1984" onde detalha com maestria como o governo controla todo o povo, controlando os meios de comunicação. Se chegou ao seu ouvido e visão é poruqe assim pensadamente o desejaram.
Quanto maior a divulgação do caos, maior nosso sentimento de insegurançca e baixo auto-estima, e quanto maior for isso maior será nosso desespero por querer que "superiores" preparados nos governe.

Será que precisamos mesmo saber que uma criança foi soterrada, que uma mulher foi enconrada morta, que um motoboy sofreu acidente, que as ruas estão congestionadas, todos os dias, todas as horas?

Porque não falar de coisas belas e boas que acrescente algo em nossa cultura, que nos desperte para a formação de opnião, que nos ajude a aumentar a auto-estima? A resposta é simples, porque viciado quer sempre mais DROGA.

Isso porque fiquei só nos noticiários, nem quero pensar em novela, programas de auditório, programas de domingo a tarde, programas de religião e os shows da fé etc.


A quem quiser arriscar a desintoxicação televisiva, fica a dica de alguns bons livros.

1984 - George Orwell
A cabana - William P. Young
O mundo de Sofia - Jostein Gaarder
O pequeno príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
Anarquistas graças a Deus - Zélia Gatai

E por aí vai....

PAZ!

Nenhum comentário: