quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

CORRENDO ATRÁS DE BÊNÇÃOS, MAS FUGINDO DA CRUZ

(Marcos 8:34) - E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
(Marcos 8:35) - Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
(Marcos 8:36) - Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
(Marcos 8:37) - Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?
(Marcos 8:38) - Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.


Não é novidade que o mundo está vivendo uma grande crise. Todos os dias nós temos notícias de grandes empresas falindo, gigantes da eletrônica no Japão, Mega empresas nos Estados Unidos, todas entrando em colapso.

Eu fico observando isso e vejo como as pessoas se comportam em relação à crise e faço um paralelo de como se comportam em relação a Deus.

As pessoas correm atrás das bênçãos, na tentativa de amenizar os efeitos da crise, de aliviar o sofrimento, seja ele físico, financeiro ou de ordem familiar.

O que tenho notado muito me entristece.

É só falar que tem bênçãos que as pessoas correm atrás.

Quantas pessoas estão correndo de um lado para o outro atrás de bênçãos.

a) Onde é prometido cura, lá estão as massas enfermas.
b) Onde é prometida prosperidade, lá está a multidão atrás do vil metal, demonstrando toda a sua idolatria.
c) Onde é prometida a solução dos conflitos familiares, lá estão pessoas que têm a família destruída.

Jesus, após ter multiplicado os pães e peixes, percebeu que a multidão vinha atrás dele por interesses e diz isso claramente:

(João 6:26) - Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.

Na seqüência dessa história, tendo Jesus proferido um discurso considerado duro pelos ouvintes, diz o texto bíblico que muitos discípulos O deixaram e não quiserem mais saber de andar com o Senhor.

(João 6:66) - Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.

AS MASSAS CORREM ATRÁS DE JESUS POR INTERESSE, correm atrás de bênçãos, mas fogem do compromisso, fogem da cruz!

Jesus diz que aqueles que O querem seguir devem pegar a sua cruz e ir atrás dEle.

(Mateus 16:24) - Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;

Cruz nunca foi sinônimo de vida fácil, de prosperidade e de solução de todos os problemas.

Cruz é sinônimo de compromisso com o Cristo vivo! É sinônimo de preço que se paga por seguir Àquele que morreu na cruz!

O próprio Jesus diz que não é fácil segui-Lo. Diz que Ele mesmo não tem “onde reclinar a cabeça.”

(Mateus 8:20) - E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

Jesus fala das dificuldades até mesmo em família para aqueles que O querem seguir.

(Mateus 10:35) - Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
(Mateus 10:36) - E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
(Mateus 10:37) - Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.


Mas, é claro, também fala das recompensas.

(Mateus 10:40) - Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.
(Mateus 10:41) - Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.
(Mateus 10:42) - E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.


(Mateus 19:27) - Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?
(Mateus 19:28) - E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
(Mateus 19:29) - E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.
(Mateus 19:30) - Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros.

O que podemos notar é uma “massa” que corre atrás de Cristo de forma interesseira, mas também há pessoas que estão completamente perdidas.

Em Mateus 9.36 está o seguinte comentário sobre o sentimento de Jesus em relação às multidões:

(Mateus 9:36) - E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.

Há uma “massa” sem pastor. Seguem líderes que muitas vezes estão interessadas na lã das ovelhas e não no seu bem-estar.

Siga a Jesus não pelas bênçãos, mas por amor a Ele.

Pague o preço! Nada é melhor do que seguir a Jesus.

Por Fernando Lopes - www.cristonaweb.com.br

Nenhum comentário: