quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Uma conversa sobre a vida

...
- Ele já pensou em morrer, aliás ele pensa em morrrer.
- Como assim? Suicídio, tá doido?
- Quem falou em sucidio?! Disse que ele pensou em morrer, pensa na morte, nao em se matar.
- Hum e tem diferença?
- Claro, ele não quer acabar com a própria vida, mas pensa se morrer nao é o melhor caminho. Estamos sempre dizendo que o céu é o lugar perfeito, então porque não conhecê-lo logo?
- Não sei, isso me assusta... você sabe... morrer... sei que a vida não é mole, mas se entregar à morte me assusta.
- Assusta a todos.
- Pelo jeito não o assusta.
- Assusta sim, por isso ele anda inquieto. Pensa na morte, mas isso o assusta.
- Esta calor hoje heim.
- Muito, esse tempo maluco.
- Mas me diga, porque ele anda assim?
- Disse que não encontra sentido nas coisas, na vida.
- Hunf, sentido, tá achando que a vida é como o trânsito? Sentido das vias, farol, faixas? A vida é mais selvagem, é como uma selva, um caos divino. O sentido da vida é achar vida nisso tudo.
- Caos divino, essa é boa.
- E não é? Olha a criação, olha para as florestas, não tem nenhuma organização, nada muito definido, é simplesmente ela, um caos lindo e perfeito e você nao vê nenhum leão ou tartaruga procurando sentido na vida, simplesmente porque o sentido da vida deles é viver. Deus esta nisso tudo.
- Talvez porque sejam animais irracionais.
- Talvez por isso sejam felizes, não se preocupam em pensar tanto, os animais vivem mais.
- Mas para nós é diferente, não sei, mas não existe um botão para apertar e parar com os pensamentos... Aliás já reparou que os pensamentos tem vida própria? - Eles nascem, evoluem, se transformam, muitas vezes sem nossa vontade. Pelo menos comigo é assim.
- É verdade comigo também acontece isso, mais um dos misterios divinos.
- Pois é, e vira e mexe pensamos no tal sentido da vida.
- Pra falar a verdade não vejo problemas em procurar o sentido da vida, só acho que não devemos levar isso tão a sério, a vida não é pra ser levada tão a sério. E a forma como procuramos sentido na vida é que me assusta.
- Por que?
- Porque buscamos o tal sentido da vida em coisas materiais, palpáveis, procuramos nos espelhar em pessoas que temos como exemplo, buscamos uma solução pronta, como um manual de instrução.
- E como deveria ser essa busca?
- Primeiro que não deveria haver uma busca obstinada,a curto prazo, como que se não encontrar esse sentido em pouco tempo você não valha nada e viver passa a ser apenas uma questão de respirar.
- Segundo?
- Segundo que cada pessoa deve procurar e moldar a vida a seu modo. Pessoas, livros , filmes, arte, enfim tudo isso pode ajudar você a moldar seus pensamentos, mas devem funcionar apenas como uma fonte de inspiração. Você tem o papel e o lápis na mão, agora escrever é com você, você consigo mesmo...
...- Veja só, ele e tantas outras pessoas procuram as respostas prontas, mastigadas. Procuram em todos os lugares, como na Igreja, por exemplo.
- O que tem a igreja? Ela não serve para dar as respostas?
- Não da forma como as pessoas buscam.
- Heim?
- A Igreja deve ajudar a cada um encontrar seu caminho, deve funcionar como as linhas dos cadernos, serve de guia, mas quem deve encontrar as palavras, organiza-las e escrever sua história é você mesmo.
- E Deus, onde fica nessa historia?
- Deus... Deus é quem te acompanha o tempo todo, iluminando as idéias, sendo e servindo de fonte, te sustentando.
- E Deus nao está na Igreja?
- Deus está em todos os lugares, está sempre com você. Cabe a você desenvolver um relacionamento próximo para enxergá-lo, a igreja não pode fazer isso por você.
- É mas não é isso que as Igrejas dizem.
- As instituições realmente não fazem isso, mas igreja é muito mais do que um prédio, administrado por homens, vai muito além de encontros dominicais. Igreja não precisa ter paredes, igreja sou eu e você, somos a igreja...
...- Olha só, a igreja deveria funcionar como uma grande biblioteca. Na biblioteca você encontra resposta para tudo, mas cada ponto está em um livro diferente e cabe a você estudar cada um e formar seu ponto de vista.
- E onde entra a igreja nisso?
- Bom a igreja e seus representantes deveriam ser como uma bibliotecária, que escutaria o que você está procurando e te indicaria os livros, te diria onde você poderia encontrar tais respostas, mas a leitura e a interpretação cabe a cada um.
- E Deus? seria o que nessa grande biblioteca?
- Deus é a fonte de inspiração de cada escritor, de cada artista, de cada leitor, sua fonte de inspiração.
- Acho que entendi, ou melhor, comecei a entender.
- Nao tente entender tudo de uma única vez, temos a vida toda para entender o que é a vida.

Evandro L! Melo

Um comentário:

Fernando disse...

Muito bom Evandro!

Ahh.. aproveita e passa no blog que acertei o link, veja se agora funciona.

Abraços.