terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ética Cristã, uma luz no fim do túnel - 2

Hoje ouvindo rádio enquanto vinha trabalhar, ouvi sobre o mais recente escânlado de Brasília.
O mensalinho do Arruda.

Enquanto o jornalista narrava os acontecimentos, falou apenas o nome de pelo menos 5 envolvidos, mas quando foi falar o nome de um dos pilantras, acrescentou "fulano que é pastor evangélico".

Ele não disse qual a religião nem o que cada um dos demais faz, mas salientou o 'Pastor'.

Mais uma vez acho isso muito positivo, pois se a mídia, a descrente mídia, ainda enxerga esse absurdo a ponto de salientar isto todas as vezes é porque esperam alguma coisa dos Cristãos.

Dos demais não se espera mais nada, eles não tem a Deus, não servem a Cristo, estes são do mundo e não se espera coisa boa, mas dos Cristãos sim.

Lembrei do texto que escrevi há algum tempo atrás, mas que continua relevante.

Segue abaixo.

Paz!

Evandro Melo

_________________________________________

Ética Cristã, uma luz no fim do túnel

Alguns acontecimentos recentes me trouxeram à mente algo que venho refletindo a muito tempo.

A ética Cristã/evangélica e o mundo em que vivemos.

O primeiro acontecimento foi o trágico acidente na igreja Renascer, onde como todos sabem desabou o teto ferindo muitos e matando 9 pessoas.

O que me chamou a atenção em meio a todo alvoroço que a imprensa cria, como urubus em volta da carniça, foi a contradição em que os líderes da igreja evangélica Renascer entraram.
O presidente da igreja afirmou veementemente que não houve qualquer reparo ou reforma no teto da igreja recentemente, enquanto vizinhos do local afirmavam ter visto obras no final de 2008.

No dia seguinte outro líder da igreja afirmou ao lado do presidente que houve sim reforma no teto da igreja no final de 2008, que o teto foi inteiro substituído e restaurado.

Uma coisa é certa, um dos dois mentiu.

O outro fato aconteceu hoje, foi a tão divulgada e festejada posse do Obama. O que me chamou a atenção foi a tradição dos presidentes americanos de fazerem o juramento com a mão direita sobre a Bíblia.

Esses acontecimentos fizeram voltar a minha mente a idéia de ética que o mundo tem sobre os evangélicos.

Desde criança eu vejo um tipo de "perseguição" aos evangélicos. Qualquer erro cometido pelo evangélico é seguido da frase: "e depois diz que é evangélico".

Muitos jogadores de futebol saem com diversas mulheres, gritam palavrões etc , mas se um 'atleta de Cristo' faz algo parecido ouvimos a frase "e depois diz que é evangélico".

No Brasil temos diversos políticos, e convenhamos, é difícil achar um que presta, mas tratam em Brasília especificamente da 'bancada evangélica'.

E porque isso?

Bom, porque é assim que deve ser mesmo.

Esta 'perseguição' muito me alegra para dizer a verdade, porque comprova e admite que esperam do evangélico uma posição de diferença no mundo. Assume-se que o restante do mundo esta indo para um lado e espera-se que o evangélico caminhe para o lado inverso, carregando junto sua cruz.

E não é assim que deve ser?

O que me entristesse é ver que a cada dia que passa, o 'ser evangélico' torna-se mais mecânico, algo trivial, banal e até popular, torna-se uma tradição, como a dos presidentes colocarem a mão sobre a Bíblia. Diz-se que é evangélico como diz-se que é são-paulino, corintiano etc.

Estamos passando por uma transformação em nossa sociedade. Não sou sociólogo, mas sou observador, e o que observo é que nos anos 80, década em que nasci, ser evangélico era totalmente fora de moda, era ser quadrado, ouvíamos gozações na escola, nas ruas, enfim eramos o patinho feio.

Nos anos 90 não foi muito diferente, porém algumas igrejas alternativas, como a Renascer, trouxeram uma roupagem nova a quadradona igreja, fez parecer mais divertida, atraiu mais jovens, o que foi muito bom, espetacular. Porém ainda nos anos 90 descobriram que essa nova roupagem rendia fruto$.

Começou então a onda das igrejas moderninhas, que trazem mensagens de muita bonança, bençãos materiais,conquistas etc.
Deixaram de lado o verdadeiro evangelho da cruz, do caminho estreito e partiram para uma moda mais chamativa, que cabe nas estratégias de marketing.

Vivemos isto nesse momento. Quase todos os canais de TV e diversas rádios propagando o evangelho dos milagres, das bençãos financeiras e a cada dia esta mais difícil ser Cristão verdadeiramente.
Envergonha-se o verdadeiro evangelho em troca de 30 moedas de prata (na verdade muito mais do que isso).

O mesmo movimento creio ter acontecido na igreja católica. Como não sou historiador não tenho dados concretos, mas acredito que no início a igreja católica era coerente com o evengelho ensinado por Jesus e ao longo do tempo foi se perdendo, ao ponto de hoje ninguém sequer se
indignar pelos mesmos erros cometidos pelos católicos como indignam-se com os evangélicos. Não existe a 'bancada católica', por exemplo.

O que eu vejo com tudo isso é que o 'movimento evangélico' (o qual quero distância) está trilhando um caminho inverso ao evangelho verdadeiro, mas ainda há luz no fim do túnel.

A indignação e a intolerância das pessoas a certos erros dos evangélicos comprovam que ainda esperam algo dos Cristãos, ainda esperam que honremos com a Ética Cristã.

então só nos resta HONRAR com a Ética de CRISTO.

PAZ!

Evandro.

Nenhum comentário: