quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Ensaio: Dúvida

Houve tempos em que despendia tempo em busca da certeza, tempos em que julgava dono de uma verdade única e imutável. Brigava para impor esta verdade e empurrar goela abaixo dos meus rivais, via os de opinião contrária como rivais.

Foram necessárias quase 3 décadas para eu perceber que essa certeza de nada vale e que a dúvida é uma bênção.

Em busca da certeza defendi instituições, líderes, movimentos. Hoje, na companhia da dúvida busco compreender os diversos sentidos da vida, beber de várias fontes e aprender com diversos professores.

Abençoados sejam os que tem dúvida, pois a eles pertencem a alegria do conhecimento.

Conhecimento que chega a cada instante, como a criança que está descobrindo o mundo e entra em êxtase quando vê um cachorro na rua. "Au au, olha o au au."

Busco a verdade, sempre, e não me canso de procurá-la em todas as partes. Luto contra as certezas, esses conceitos ditadores que entram na mente e tentam me dominar. Pensamentos que dão preguiça de mais pensar.

Se Sartre estava mesmo correto, "a dúvida é o preço da pureza", quero uma porção dela como companheira.

Não tente me entender, não me tente a me entender.

Evandro L! Melo

Um comentário:

Léo disse...

Legal o que você escreveu Ev, é um fato:Se não tivermos duvida, não buscaremos conhecimento, se não buscarmos conhecimento sempre ficaremos estagnados e a mercê de pessoas dominadoras.
Se você pensar bem, se até não duvidarmos de Cristo e todo o seu amor, não buscariámos conhece-lo mais e descobrir mais do seu amor e sua Graça, posso estar falando besteira, mas a dúvida é um dos motores que movem o mundo, porque ele nos faz questionar e buscar conhecimento e sabedoria, em todas as áreas.
Um abraço e fica com Deus.