terça-feira, 22 de maio de 2007

O crente, o posto e a igreja


“Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.”
ROMANOS 10:13-15

Sempre me pergunto, qual é minha missão como cristão e qual a função da igreja evangélica no mundo.
Durante muito tempo da minha vida, fui um crente tímido, gostava de ir à igreja e isto me bastava.
Mas chegou um tempo em que eu percebi que isso não era o suficiente, algo me incomodava, inquietações surgiam em meu coração, percebi que ficar sentado no banco da igreja não era o que Deus havia planejado para mim e para nenhum de nós.

Fico triste com a situação atual em que nos encontramos. Para muitos a igreja se tornou um local para ir aos domingos, o culto se tornou um evento semanal o qual vamos para nos sentir melhor.

Mas lendo a bíblia, podemos ver que Jesus deseja outro tipo de servo e igreja. A mensagem de Jesus nunca foi de encararmos a igreja como algo estático, a missão do crente nunca foi a de ser mais um entre quatro paredes. Ao contrário, Deus nos instrui a sermos sal e luz, e sermos missionários em tempo integral, onde quer que estejamos. E missionário não são apenas as pessoas que são chamadas para fazer missões em outro país, em outra região ou em lugares distantes, missionários somos todos nós.
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."(Marcos 16 : 15);
"E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus."
(Mateus 10 : 7).

A missão do crente não é apenas dentro da igreja, mas sim fora, temos a missão de divulgar as boas novas do reino de Jesus.

Jesus nos ensina que o maior de todos os mandamentos é o de amar ao próximo. "...: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Marcos 12 : 31)

Mas como podemos dizer que amamos o próximo se não levamos a ele a palavra da salvação de Cristo Jesus?

De que adianta ir à igreja, ouvir a palavra, nos encher do espírito e guardar isso para nós mesmos? "O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados." (Mateus 10 : 27)

Mas então, qual a função da Igreja em tudo isso? Eu vejo a Igreja como um POSTO DE GASOLINA.

Quem compraria um carro para deixá-lo estacionado em um Posto de gasolina? Ninguém é claro. Mas o posto é fundamental para andarmos de carro, pois precisamos abastecê-lo constantemente, sem combustível o carro não sai do lugar.

Da mesma maneira é a igreja. Somos os carros e a igreja o posto, devemos nos abastecer da palavra, do amor, da fé, da misericórdia de Deus, e o melhor lugar para buscarmos isso é na igreja. Sem o combustível de Deus não saímos do lugar e tropeçamos. A igreja é o melhor lugar para o crente buscar renovação, é o lugar onde mantemos comunhão, é o lugar onde ajudamos um ao outro, é o lugar onde vamos adorar e louvar a Deus.

Temos sempre que cuidar do que existe dentro da igreja, nosso Posto de gasolina não pode estar em desordem, não pode ser feio e mal arrumado, temos que trabalhar para deixá-lo sempre limpo, organizado, bonito e pronto para abastecer a quem buscar socorro.

Mas temos que ter em mente que nossa verdadeira missão está fora de lá,está em ir buscar com todas as nossas forças os perdidos para trazê-los à casa do Pai."E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo." (Lucas 10 : 27)

Que possamos estar sempre buscando a Deus com todas as nossas forças!

PAZ!

Evandro L! Melo

Um comentário:

Walter F. Tavares disse...

é um tema muito interessante, pois temos visto muitos crentes que buscam Deus somente nos cultos, saindo , guardam tudo que aprenderam para si, e muitas vezes evitam até falar das coisas de Deus