sexta-feira, 30 de julho de 2010

A igreja itinerante



Papapararararipa pararararipa papapá

Respeitável público, temos a imensa alegria de levar até você a Comunidade de Jesus.

Papapararararipa pararararipa papapá

A igreja é um circo, ou melhor, poderia ser mais parecida a um circo. A começar pela localidade. O circo não tem lugar fixo, não é estático. Itinerante, vai onde está o publico.
Assim como diz a canção "o artista vai aonde o povo está" deveria ser a igreja, a igreja vai aonde o necessitado está.

Se hoje tem alguém que chora, lá estará a igreja, a comunidade de Jesus para chorar junto, para acolher e amparar o ferido. Se hojé é dia de festa, lá estará a comunidade de Jesus festejando, com música, dança, piada, muita folia.

Tenho em Jesus, a inspiração para este sonho de igreja e vejo Nele a prática disto. Jesus não frequentou sinagogas, casas de concreto, estáticas. Ele até foi algumas vezes, algumas das quais criou confusões, mas o lugar dele, que ele achava ser dele, era junto ao povo, nas ruas, povoados, onde ninguém, nenhum religioso estivera antes.
Ele ia onde estava o necessitado, o povo carente de amor, de cura, de um toque, um olhar, um abraço.
Se compadecia com as mazelas desse povo. Esse era Jesus, um artista de circo, um itinerante.

O grande problema da igreja institucionalizada, fixa, estática, é que tudo o que faz é para chamar o povo a vir até ela. O povo não quer isso ou não está preparado para ir até ela. O alcance de uma igreja estática é limitada e superficial, enquanto o circo itinerante vagueia por diversos lugares, indo ao encontro de seu público, alcançando e se compadecendo seu público.

E se eu já vejo uma mensagem clara de que devemos ser itinerantes observando a vida de Jesus, é em sua próprias palavras que eu me convenço ainda mais disso.

"Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles. Mateus 18:20"

Jesus não diz que ele estará na sinagoga, ou na igreja de paredes, estática. Ele é bastante direto e claro, onde estiverem reunidos 2 ou 3 ele estará ali.

Não acho errado termos um local fixo para nos encontrarmos. Ao contrário, acho muito bom que tenhamos um ponto de encontro, um compromisso, mas desde que isto não ganhe proporções e importância maior do que estar junto ao povo, aos amigos, aos necessitados. O relacionamento é o mais importante.

A partir do momento que se dá demasiada importância ao ritual, seja ele qual for, nos tornamos religiosos e perdemos a essência da mensagem de Cristo, do relacionamento.

Papapararararipa pararararipa papapá

E na igreja circo, tem artistas, tem gente de todo tipo e tem GRAÇA!

Papapararararipa pararararipa papapá


E hoje tem boa música?!
-Tem graças a Deus!

E hoje tem palhaçada?!
-Tem graças a Deus!

E hoje tem poesia?!
-Tem graças a Deus!

E hoje tem contos e histórias?!
-Tem graças a Deus!

E hoje tem alegria?!
-Tem graças a Deus!

E hoje tem companhia?!
-Tem graças a Deus!

Papapararararipa pararararipa papapá

*Hoje agradeço a Deus por ter encontrado um local para me reunir com grandes amigos e juntos buscarmos a Deus, mas que não se dá maior valor do que tem, antes procura ser itinerante, andar junto, se relacionar, se compadecer.


Evandro L! Melo

3 comentários:

Simples Assim disse...

Evandro...claro que amei tudo que disse e assino embaixo.

VIVER é o mais importante e graças a Deus temos experimentado isso e acredito mesmo que isso seja a tal de "VIDA ABUNDANTE" que ELE nos fala.

Tem sido demais tudo que temos vivido e isso é para a que a glória DELE seja percebida...é possível sim.

Belo texto porque no nosso circo o que não faltam são artistas...haha, graças a Deus.

Beijinho no coração.

Léo disse...

Muito bom EV o texto, você fala de circo no lado positivo, de ser itinerante, mas na verdade, nós somos itinerantes aqui na terra, por isso temos que mostrar e viver a Graça do Pai enquanto estivermos neste circo louco que é a vida.
Um abraço e parabéns.

Nuno disse...

Infelizmente muitas igrejas tem o lado negativo do circo (mas ao contrário), quem está no picadeiro se diverte e os palhaços estão na plateia.

Quem dera todas igrejas assumissem seus verdadeiros papéis...