quinta-feira, 26 de maio de 2011

As lutas que lutamos

Acima de qualquer coisa, amor, respeito e cuidado.

O que me incomoda nesta vasta e rasa discussão que arranca de todos os lados opiniões vindo das vísceras e não da razão, é a limitação do ser humano em ser unitarefa e elencar a seu bel prazer a luta a ser lutada.
Sem que isso signifique já ter vencido as lutas anteriores.

O racismo é um fantasma que nos assola desde os princípios dos tempos e continua a nos assustar. Não o vencemos, então porque desistimos dessa luta?

E quanto a miséria? Já a vencemos?

Lamento pelos que virão, assumir um mundo onde se discute um oceano na profundidade de uma poça de água. Pelo que lutamos, se não por satisfazer nossas próprias vontades?
Bando de hienas demagogas é o que somos. Queremos apenas nossa parte da carniça, mas fazemos disso um espetáculo.

Distribuir e disseminar em todos os veículos kits contra a homofobia*, te parece razoável?
E saber que todos os dias, milhares de famílias assistem a discriminação, racismo e xenofobia sem se incomodar nas novelas da TV GLOBO, que muitos desses que estão tomando partido em ambos os lados dessa discussão assistem todos os dias, que mostram as famílias brancas ricas sendo servidas pela empregada negra e com seus motoristas nordestinos? Isso te parece razoável?

Isso incomoda? A quem?

A luta deveria ser pelo 'senso comum' não pelo 'bom senso'. Bom senso é o que nos diferencia dos outros, senso comum é o que mantém o equilíbrio.
Talvez para alguns seja bom senso aceitar o homossexualismo como algo natural, para outros não, mas o senso comum é a tolerância e respeito mútuo.
Ambas as partes precisam assumir como senso comum o respeito às opiniões diversas e diversificadas, sem que isso agrida minha liberdade em pensar, seja pra que lado for.

*O que é de fato ser homofóbico?
Ter uma opinião contrária, mas continuar tratando o próximo com respeito e amor é ser homofóbico?
Ou homofobia é tratar de forma hostil o homossexual?

Evandro L! Melo

6 comentários:

lidadica disse...

Lindo texto meu amigo, mas como cristão e homossexual, te afirmo, no meio desse fogo cruzado, em nada encontrei o tal de amor e respeito, ou ao menos tolerancia no que vinha da direçao das igrejas. talvez de alguns poucos membros desse corpo e sem duvida do próprio Deus, mas dá organização somente recebi ódio e insuflações a culpa. Os gays tem sido muito mais tolerantes com a igreja do que o inverso, afinal esses nao pedem que a igreja mude em nada, enquanto que essa quer que o homossexual deixe de ser a maneira como Deus o fez. Qualquer resposta ou comentário que veremos a seguir será cheio de intolerância. Sei que vou para o céu, mas se vcs acham que vou para o inferno, me deixem ir em paz, Deus mesmo me permitiria isso... Beijos e bençãos no maor de Cristo vindo de um irmão que ama um outro irmão.

Léo disse...

O texto foi muito equilibrado e faz todo o sentido, como lhe falei, parece que essa questão esta sendo tratada mais como algo sensacionalista para vender e dar audiênncia do que a importancia e a seriedade com que deve ser tratado o assunto, me lembra a discussão sobre o aborto nas eleições.
Parabéns, como sempre um texto consciente.

ev disse...

Olá amigos. Aprecio o comentário de cada um, acho que somente através da conversa é que chegaremos ao senso comum e respeito mútuo.

Lidadica, entendo seu posicionamento, e acho que sim a igreja institucional está lidando muito mal com o assunto, mas eu não faço parte disso. Acho que o texto deixa isso como mensagem. Tenho amigos homossexuais e tendo lidar com a situação com o maior respeito e amor, assim como trato todos meus amigos.
Eu discordo um pouco em relaçao a quem é mais intolerante. Acho que ambos os lados estão tratando isso com muita 'paixão' entende? E a intolerancia está em todos. Infelizmente.

E acho que ninguém tem que mudar ninguém, mas tbm acho que posso ter minha opinião e sustentá-la mesmo que ela seja contrária a sua, desde que as opiniões não partam para violencia e hostilidade, que é o que eu considero como homofobia.

Meu email é evandrospfc@gmail.com e estou totalmente aberto para conversarmos caso queira, sempre partindo da primeira frase que escrevi, acima de tudo, amor, respeito e cuidado.

Abraço e que Deus te abençoe muito!

Evandro Melo

pingo disse...

Olá amigos! Primeiramente eu nao sou religioso como nao sou gay! Estou aqui pra expor meu ponto de vista, doa quem doer; desculpe nao era essa a intencao! Segundo, escrevo de um lap com teclado alemao, entao além dos erros de pt, falta acentuacao!

Pensando que se "senso comum" é algo que traz equilíbrio (nao que eu concorde) aceitaríamos o fato de que o equilíbrio é a vontade da maioria sendo exercida e que pra esse papel existem políticos; pra garantir os direitos de uma determinada sociedade em países democráticos (teoria); Na prática temos políticos infringindo a constituicao brasileira pra beneficiar uma minoria que nem chega corresponder a 1% da populacao! Embora eu estou de acordo com direito (que até agora nao existe) a garantir uma série de benefícios a casais homossexuais; mas nao estou de acordo com a reivindicacao de direitos que nao estao assegurados como se já fossem direitos pré-existentes! Também nao concordo que igreja ou pastor tenham que fazer casamento gay! Quer diser entao que os Homo se sentem tao mau de ficar nesse lugar e por isso, pra se sentirem melhor nas igrejas, querem pedir pra comunidade eclesiástica fazer algo que é contrário a sua vontade!? Isso te faria se sentir melhor como G ou L? Bom, pra mim fica claro que isso se trata de nada mais do que ideologia Gayzista! Nao tenho nada contra Homossexuais, tenho diversos amigos gays, sou respeitado por eles, durmo na casa deles e os amo e eles a mim! Sou contra ideologia da homossexualidade que nada, mas nada tem a ver com o homossexual! Nao é verdade que a igreja tem sido mais intolerante, na verdade a igreja nao sabe é lidar com o homossexual e o tema! Ser tolerante parece ser um crime de ultrajar um direito já assegurado nas leis que é o de culto! Já que os gays querem esses direitos, porque nao criam sua própria religiao e doutrina, tipo o evangelho segundo o homossexualismo!? Porque tem que se pedir da religiao aquilo que afere a sua crenca? Isso nao é só intolerar, é destruir, assim como muitas igrejas destroem sim, a religiao destrói, mas nao só a gays... a divorciados, etc Eu iria mais a fundo nessa questao se nao soubesse a sua origem; engenharia social e nada mais, assim como todo e qualquer "ismo"; Deus ama a todo homo sim como a todo pecador, ou seja, TODOS! Já a questao da unidade civil... nao tenho nada contra! Até porque aquilo o Estado chama de casamento, nao acredito que um dia pra Deus será, seja pra gay ou pra hetero, é uma questao de ordem civil...

pingo disse...

Casamento é algo que nao foi criado por homens, e nao se é concebido por meio de papel, ofício, etc! Casamento acontece no coracao de duas pessoas que decidem se amar e firmam uma alianca entre si e um terceiro que é Deus, um compromisso e "aquilo que DEUS UNIU, nao separe o homem!" E isso pode acontecer em qualquer lugar, sem pastor ou templo ou vestido ou festa! Mas essa galerinha, que faz sacanagem em dia de Maio, na rua, na frente de todos, que tem programas de exibicionistas na tv a qualquer hora do dia, quer botar véu e grinalda na igreja e ainda dizem que esse país é homofóbico, ou seja, transformamos esse medo que nós, cidadoes héteros supostamente temos, e o transformamos em ódio, violencia e passamos a agressao, de tanto medo! Isso é a Homofobia! Isso simplesmente nao existe! Isso é o que me da raiva, e como resultado nao agrediria com violencia de maneira nenhuma, jamais!!! Mandaria todos esses fazerem exatamente o que mais gostam! Entao meus queridos, se perguntem com honestidade nao diante de homens, mas de Deus, se essa arquitetura vem dEle como propósito de vida e se no teu silencio tiveres sim como resposta, viva feliz a sua vida, sua sexualidade sem querer fazer disso uma doutrina planetária e obrigatória, porque isso nao tem nada a ver com amor! A ciencia tb nao provou até hj que se é possivel nascer gay! Esse é um grande sonho, mais ainda nao existe! Enquanto isso ficam os dados que mostram que 99% dos homossexuais que fazem algum tipo de terapia, sofreram na infancia algum tipo de abuso! Ou seja foram na maioria dos casos abusados por PEDÓFILOS e é disso que se trata! Pena que quem queria ajudar aqueles querem deixar a homossexualidade já nao podem mais, ajudar o homossexual agora é crime! Ou seja, quem já tava sozinho vai ficar ainda mais! Já nao bastasse o Brasil dizer nao a PL122 1000xs, irao fazer até o povo cansar ou aprova-la por um meio ou outro; criando portarias, fazendo manobras inconstitucionais... assim como vimos a algumas semanas atrás! Quando ela for aprovada a próxima luta será (nessa questao da sexualidade) pela legalizacao da pedofilia! Olha o referendo do desarmamento aí de novo gente! Estudando a história da humanidade é que podemos saber e entender mais sobre o presente e o por vir; A questao nao é homofóbia, nem religiosa, nem racista... o que se trata aqui é o fim dos tempos onde quem porá pessoas no céu, será Jesus e a sua divina justica! Enquanto isso nao acontece, espero ancioso sem botar NINGUÉM no inferno, embora convicto de que lá, é o meu merecido lugar!
Abracos

Drica disse...

Bem, primeiramente quero dizer que sempre fui a favor dos direitos civis dos gays, sou contra a homofobia, que entendo como aversão ao homossexual e sou também favorável a um Estado laico.
Não quero discutir se homossexual nasceu homossexual ou se fez uma opção, ou seja, se identificou afetivamente com alguém do mesmo sexo. Também não quero discutir a posição de Deus em relação ao comportamento homossexual. Deus e suas posições estão muito além do meu entendimento. E eu, como cristã, acredito sinceramente, que a misericórdia que Deus tem por mim, um ser tão imperfeito e miserável, é estendida aos demais, seja lá quais forem os seus pecados.
O que quero discutir, é meu direito de achar o conteúdo do kit inadequado e tendencioso. por mais tolerante que eu seja, quero ter o direito de orientar, eu mesma, minha filha de dez anos. Quero ter o direito de dizer no que acredito e quero ter a segurança de que, da mesma forma forma que ao comprar um livro ditático, terei acesso ao material que será usado na educação de minha filha. Não aceito como certo, que um material tão polêmico como esse, tendo em vista que não trata somente da questão da discriminação e violência contra os homossexuais, mas trata também de questões comportamentais e morais, chegasse às mãos de minha filha sem meu conhecimento ou consentimento.
Sei que é grande a violência contra o homossexual e repudio essa violência, mas não quero o Estado com seus ministérios e autarquias, interferindo em questões que dizem respeito a mim e minha família.